Início DESTAQUE Cuiabá, uma metrópole verde às portas do Pantanal

Cuiabá, uma metrópole verde às portas do Pantanal

197
0
Cidade de Cuiabá / Foto: Grupo Drone de Cuiabá

Capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá é uma pequena metrópole no centro da América do Sul conhecida por sua proximidade com o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, cujo acesso fica a 102 km, no município de Poconé.

Conhecida como “Cidade Verde” por causa de sua grande arborização, Cuiabá possui  623.614 habitantes (IBGE, 2021). Foi fundada em 1719 por Pascoal Moreira Cabral e descoberta por Miguel Sutil, ambos bandeirantes nascidos em Sorocaba (SP).

Os roteiros turísticos são diversos e incluem passeios para apreciar a natureza e animais nativos, visitação de museus e outros monumentos, além da degustação dos pratos típicos da região. Um dos atrativos bastante procurado é também a Chapada dos Guimarães, localizada  a cerca de 66 km de Cuiabá.

A arquitetura da área urbana inicial da capital, como em outras cidades históricas brasileiras, é tipicamente colonial. O Museu da Imagem e do Som foi homologado pelo Ministério da Cultura do Brasil. Desde então, vários prédios foram restaurados entre os quais estão as Igrejas do Rosário e São Benedito, do Bom Despacho e do Nosso Senhor dos Passos, o Palácio da Instrução (hoje museu histórico e biblioteca), o antigo Arsenal da Guerra (hoje centro cultural mantido pelo SESC), o mercado de peixes (atualmente Museu do Rio Cuiabá) e um sobrado onde atualmente  funciona o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá.

Não faltam locais para passear na cidade, como o zoológico, o Museu Rondon (com artefatos indígenas) e o Museu de Arte e Cultura Popular, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso, o Obelisco e o marco do centro geodésico da América do Sul, a atual Catedral Metropolitana, a Igreja de São Gonçalo no bairro do Porto, a Mesquita de Cuiabá, os parques Mãe Bonifácia, Massairo Okamura, Zé Bolo Flô e o Parque Urbano da Vila Militar, o Horto Florestal e o Estádio José Fragelli, conhecido como Verdão.

É possível, ainda, visitar as comunidades ribeirinhas, onde se pode conhecer o modo de

Pantanal/Foto: Rafaella Zanol – Com/MT

vida da população local e os artesanatos fabricados por eles, bem como os rios e baías frequentados para banho e pesca.

 

 

Gastronomia

Devido à localização às bordas do Pantanal, Cuiabá tem como referenciais gastronômicos mais marcantes os pratos à base de pescado. Pacu assado, Piraputanga na brasa, Mojica de Pintado, Arroz com Pacu seco, Moqueca Cuiabana, Caldo de Piranha, Ventrecha de Pacu frita, Dourado ou Piraputanga na folha de bananeira  Caldeira de Bagre, são pratos nascidos nas barrancas do rio Cuiabá e nas baias do Pantanal por obra da inventividade dos ribeirinhos.

Frutos como o exótico e saboroso pequi dão cor e enriquecem pratos à base de arroz e frango, a mandioca, a manga e o caju, o charque, peixes frescos ou secos, são ricamente

Pratos típicos à base do pescado / Foto: Reprodução TV Maisnews

combinados pelas mãos hábeis e criativas de tradicionais quituteiras em suas residências, peixarias ou restaurante especializado em comida típica.

 

Tem também a Maria Isabel, a original farofa de banana da terra, prato exclusivo da culinária local, a paçoca de pilão feita com carne de charque e farinha de mandioca temperada, o Furumdu, doce preparado com mamão verde, rapadura e canela, o pixé elaborado com milho torrado e socado com canela e açúcar, o bolo de arroz cuiabano, o francisquito, os doces de caju e manga, o inigualável licor de pequi e o afrodisíaco guaraná de ralar.

Com informações do Guia do Turismo Brasil e site Coisas do Mato Grosso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui