A comitiva que irá para a China com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no próximo fim de semana contará com executivos de grandes empresas do Mato Grosso do Sul (MS), além do deputado federal Vander Loubet (PT). Um dos integrantes do grupo será Amaury Pekelman, presidente do Conselho da Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul).
Segundo Pekelman, a ida ao gigante asiático representa uma oportunidade de estreitar a relação entre os dois países, já que a China é um dos principais compradores de carne e celulose de Mato Grosso do Sul, importando carnes desossadas congeladas de bovino, pedaços e miudezas congelados de frango e carnes desossadas refrigeradas de bovino, além de pastas químicas de madeira (oriundas da celulose).
“Nesse contexto, temos a oportunidade de apresentar os avanços do setor da bioenergia e o papel dos biocombustíveis, a exemplo o etanol, como combustível do futuro, reforçando seu papel na redução de emissões, que vai ao encontro das políticas públicas focadas em desenvolvimento sustentável e dos esforços das lideranças globais na busca pelo cumprimento das metas de descarbonização do planeta”, afirma o empresário.
Pekelman observa que o Brasil é exemplo em políticas públicas que aliam desenvolvimento e sustentabilidade e que o setor de bioenergia é um dos segmentos protagonistas nesta agenda. Em sua opinião, “é uma honra, na mesma medida de responsabilidade, apresentar o bom ambiente institucional que temos em Mato Grosso do Sul e as potencialidades do Brasil como produtor e exportador de alimento, biocombustíveis e energias renováveis”.
Fazem ainda parte da comitiva o presidente do Conselho BRF, Marcos Antônio Molina dos Santos, com frigorífico em Terenos; Pablo Gimenez Machado, diretor executivo da Suzano Celulose e presidente da planta da indústria em Ribas do Rio Pardo; e Geraldo Ubirajara Berger, que mantém duas plantas da Monsanto Brasil Alimentos em MS (soja).
Lula tem embarque previsto para a sexta-feira (24) rumo ao país asiático. Na terça-feira (28), o presidente terá uma série de reuniões políticas bilaterais com os chineses. Na quarta-feira (29), haverá agenda com a participação dos cerca de 200 empresários que vão ao país e Lula. O presidente retornará ao Brasil na quinta (30).
Fonte: Campo Grande News