O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais nesta terça-feira (13) sobre os seis primeiros meses de governo. Na intitulada “Conversa com o Presidente”, ele avaliou que o atual governo trabalhou mais do que em qualquer outro momento da história porque no dia 1° de janeiro encontrou um país destruído.
“Fazer reforma e reconstruir é muito mais difícil do que fazer uma coisa nova. Como nós tínhamos uma quantidade enorme de políticas públicas que tinham dado certo, a gente então resolveu recriar essas políticas públicas para, a partir do dia 2 de julho, lançar um grande programa de obras, um grande programa para o desenvolvimento nacional, com obras de infraestrutura em todas as áreas”, afirmou Lula, referindo-se ao projeto que será lançado pelo governo federal nos moldes do antigo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Na live com participação do jornalista Marcos Uchôa, da TV Brasil, o presidente disse que encontrou cerca de 14 mil obras paradas quando assumiu o governo, sendo 4 mil na área da educação. Segundo ele, é preciso retomar obras importantes para o desenvolvimento do país e reconstruir diversas áreas que estão estagnadas. Lula destacou, ainda, que pretende lançar o programa Mais Alimento, voltado à produção de implementos agrícolas e tratores. O objetivo é estimular a produção de alimentos no país.
“Governar é como plantar uma árvore. Você plantou uma árvore frutífera, você tem que aguar, tem que ter sol e tem que esperar os frutos aparecerem. Primeiro aparece uma flor, depois, um botão. Depois esse fruto vai crescendo, vai ficando bom, vai ficando maduro e a gente come. Nós estamos nessa fase em que amadureceu. Já sabemos o que fazer daqui pra frente”, observou Lula.