Mulher suspeita de ter pichado estátua da Justiça foi um dos alvos das ações que acontecem no Distrito Federal, Goiás e mais 8 estados
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (17) a oitava fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro em Brasília. Naquela ocasião, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos dessas instituições.
Os policiais federais cumprem 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão preventiva no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo. Um dos alvos da operação foi Débora dos Santos, suspeita de pichar a estátua da Justiça no Supremo Tribunal Federal com a frase “Perdeu, Mané”. Ela foi presa no interior de São Paulo.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A PF solicita que quem tiver informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas envie a denúncia para o e-mail: denuncia8janeiro@pf.gov.br.
Com informações da Polícia Federal