População reage a aumento de passagens no entorno do DF e STF suspende reajuste

Na sexta-feira (02) a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF anunciou o aumento das tarifas semi-urbanas em até 26%. As linhas levam cerca de 170 mil passageiros do entorno até Brasília diariamente e sofrem duras críticas sobre a qualidade do serviço. Via instagram o perfil @kj_valsilva afirmou que o aumento é absurdo: “Um exagero, falta de noção. Uma vez que falta transporte de qualidade e um quantitativo que atenta às demandas, principalmente em horários se picos.” A decisão foi tomada pelo GDF sem consultar representantes dos municípios goianos, o que causou ainda mais revolta.

“Gostaria de reforçar a nossa insatisfação com o GDF porque a associação solicitou à ANTT e ao governo a participação nas decisões, principalmente do aumento das tarifas dos coletivos da região do entorno.” Afirmou o presidente da Associação de Municípios Adjacentes a Brasília via Instagram

Na última segunda-feira (05) prefeitos dos municípios do entorno se reuniram na Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB) para discutir o reajuste nas tarifas de ônibus. A reunião contou com a presença do prefeito de Valparaíso de Goiás e presidente da AMAB Pábio Mossoró e os prefeitos de Novo Gama, Águas Lindas de Goiás, Planaltina de Goiás e Alexânia. na reunião foi decidido que cada município iria entrar na justiça individualmente e reforçar a ação do governo estadual ao STF.

No domingo (04) o Governo de Goiás, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) com um pedido de suspensão imediata do reajuste. Entre os exemplos citados pela Procuradoria para demonstrar o impacto financeiro, estão os das viagens para o Plano Piloto partindo de Luziânia (GO) e de Planaltina (GO), que passariam a custar, respectivamente, R$ 9,25 e R$ 9,80 – em detrimento dos valores atualmente cobrados para os mesmos trechos: R$ 7,40 e R$ 7,85.

Em entrevista ao CB Poder na última terça-feira (06), o Secretário de Transporte e Mobilidade do DF explicou que o transporte do entorno estava há quase 2 anos sem reajuste e estava em risco de colapso. Casimiro também anunciou que o GDF decidiu devolver a gestão do Transporte Semiurbano (linhas do Entorno) para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

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