A vice-governadora Celina Leão (PP), que respondeu pelo governo do Distrito Federal durante os 66 dias de afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB), anunciou em uma rede social sua satisfação pelo retorno dele ao cargo assim que foi informada da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Foram dias difíceis aqui, mas toda equipe unida, sempre aguardando o retorno do nosso governador. Nós queremos comunicar essa grande vitória a todos vocês que votaram nesse projeto Ibaneis e Celina. Estamos juntos e mais fortes ainda; e unidos para dar a resposta de todas as áreas que a população do Distrito Federal tanto nos demanda. Seja muito bem- vindo governador”, comemorou Celina em vídeo postado em sua página do Instagram nesta quarta-feira (15).
Na ausência de Ibaneis, a vice-governadora esteve à frente do Poder Executivo local e atuou em diversas áreas, efetivando ações como por exemplo a oficialização da criação do “Batalhão dos Poderes” da Polícia Militar do DF. O grupo contará com 500 agentes que se dedicarão à segurança dos edifícios que foram depredados por golpistas em 8 de janeiro: Ministérios, Congresso Nacional, Palácio da Alvorada e STF.
O governador havia sido afastado do cargo por determinação do ministro do STF, Alexandre de Moraes, logo após os atos terroristas ocorridos em janeiro. Para definir o afastamento, Moraes levou em consideração a omissão e a conivência de autoridades das áreas de segurança e inteligência do DF, que não enfrentaram devidamente os militantes bolsonaristas.