Início BRASIL Dia Mundial da Imunização: Ministério da Saúde alerta sobre fake news contra...

Dia Mundial da Imunização: Ministério da Saúde alerta sobre fake news contra vacinas

Foto: Myke Sena (MS)
Ministra Nísia Trindade diz que “espalhar notícia falsa é contribuir para aumentar o risco da volta de doenças muito graves”/Foto: Myke Sena (MS)

Nesta sexta-feira (9), Dia Mundial da Imunização, o Ministério da Saúde fez um alerta sobre a circulação de notícias falsas que prejudicam as iniciativas de ampliar as coberturas vacinais no país e orienta que a população busque informações nos canais oficiais para evitar desinformação.

“É muito importante não reproduzirmos vídeos e áudios para outras pessoas sem checar se é verdadeiro primeiro. Espalhar notícia falsa contra vacina é contribuir para aumentar o risco da volta de doenças muito graves, como a pólio”, alerta a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Conforme o Ministério da Saúde, é falso que vacinas contra a influenza podem causar gripe e o motivo é simples: a vacina é composta por vírus inativados, fragmentados e purificados. A chamada reação é o corpo reconhecendo o antígeno e agindo para produzir anticorpos que irão proteger o organismo contra o vírus que pode causar sintomas graves e mortes. Além disso, sintomas podem ser decorrentes de uma gripe que já tenha sido adquirida antes da vacinação.

Outro esclarecimento das autoridades de saúde é que a vacina da gripe pode ser aplicada com outros imunizantes, ao contrário de falsa notícia que circula na internet. O Ministério da Saúde reforça que é seguro tomar a vacina da influenza junto a outros imunizantes e explica também que é mentira que os imunizantes carregam vírus e fungos do câncer.

Conforme nota divulgada à imprensa, o Ministério da Saúde reitera que todas as vacinas são seguras e passam por rigorosos testes e análises antes de serem aplicadas na população. A pasta desmente, ainda, informações divulgadas sobretudo nas mídias sociais, relacionando as vacinas contra a Covid-19 com a transmissão do HIV, vírus causador da Aids, e ligando a vacina tríplice viral ao desenvolvimento do autismo.

Fonte: Ministério da Saúde

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile