Início NACIONAL STF define que Hauly ocupará vaga de Dallagnol na Câmara

STF define que Hauly ocupará vaga de Dallagnol na Câmara

Com a decisão do STF, Luiz Carlos Hauly terá seu 8º mandato de deputado/Foto: Vinicius Loures (CD)

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, em sessão virtual extraordinária que se estendeu até as 23h59 desta sexta-feira (9), que o economista e ex-deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) ocupará cadeira na Câmara dos Deputados no lugar de Deltan Dallagnol, do mesmo partido, cassado mês passado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A corte confirmou por maioria de votos, 6 a 3, a decisão individual do relator, ministro Dias Toffoli, que havia determinado a diplomação de Hauly no meio de uma disputa pela vaga entre o Podemos e o PL, depois que o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) concluiu que o suplente  Itamar Paim, do PL,  deveria assumir o mandato, uma vez que nenhum outro candidato do Podemos  atingiu 10% do quociente eleitoral (número mínimo de votos exigido pela legislação eleitoral).

Para Toffoli, como a cassação de Dallagnol se deu por indeferimento do registro de sua candidatura, mais de 344 mil votos recebidos pelo candidato devem ser contabilizados para seu partido. O ministro acolheu reclamação do Podemos com base nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade nº 4513 e 6657, nas quais os votos de candidato com registro negado após eleição devem ser computados para o partido.

Seguiram o entendimento do relator os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia. Tiveram posicionamento contrário os ministros Luiz Fux, Edson Fachin e Rosa Weber.

Veterano

Ao comemorar o resultado, Luiz Carlos Hauly, que agora entrará no 8º mandato de deputado federal, afirmou que a democracia e o direito constitucional venceram neste processo que ele considerou emblemático para a política nacional. “A Suprema Corte brasileira, través de Dias Toffoli, reconheceu esse direito nosso e deu um parecer memorável que vai marcar para sempre que o voto proporcional é a soma de votos de todos candidatos da chapa, independente do número de votos que tenha (um candidato)”, disse em vídeo publicado nas redes sociais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile