Durante cerimônia reservada no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse ao general Marcos Amaro no cargo de ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.
General da reserva do Exército, Amaro tem 65 anos e já serviu em unidades de artilharia em Jundiaí (SP), no Rio de Janeiro (RJ) e em Olinda (PE), e comandou unidades em Cuiabá (MT) e Santa Maria (RS). Ele também foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e adido militar na embaixada do Brasil no Suriname. É especialista em excelência gerencial com ênfase em gestão pública pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O novo ministro assume no lugar do ex-ministro Gonçalves Dias, que deixou a pasta no último 19 de abril após a divulgação de imagens feitas no interior do Palácio do Planalto no dia dos ataques golpistas, 8 de janeiro. As imagens mostraram Dias interagindo com os vândalos que depredaram as instalações dos três poderes em Brasília. Após sua saída, o secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, atuou interinamente no comando do GSI. Ele participou da solenidade de transmissão de cargo no Palácio do Planalto.
Com informações da Agência Brasil