A Receita Federal divulgou comunicado alertando sobre um novo golpe que está em circulação, utilizando o nome da instituição. O golpe ocorre por meio de envio de um e-mail informando que foram identificados erros na declaração do imposto de renda 2023 e que é necessário corrigi-los até a data limite de 31 de maio, último dia do prazo para enviar a declaração.
Segundo a Receita, o e-mail dos criminosos contém um link malicioso, que seria para o usuário clicar e ver opções de correção no arquivo em pdf. No assunto da mensagem, eles utilizam a sigla IRPF e se referem às possíveis vítimas como contribuintes.
Ao clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais, os contribuintes correm o risco de entregar seus dados para quadrilhas especializadas em crimes pela internet. Os hackers também podem instalar programas nos computadores das vítimas, a fim de obter informações pessoais e, a partir daí, cometer vários tipos de crimes.
A Receita Federal ressalta que não envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links. Segundo o órgão, para saber se a declaração está em malha, o contribuinte deve acessar o sistema e-CAC:https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/index/11, selecionar a opção “Meu Imposto de Renda e na aba “Processamento”, escolher o item “Pendências de Malha”.
Se a declaração está em malha porque houve algum erro no preenchimento, pode-se fazer uma retificação, desde que o usuário ainda não tenha recebido o termo de intimação.