O advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), será sabatinado pelos senadores na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) no próximo dia 21. No mesmo dia, a indicação poderá ser votada pelo plenário da Casa, conforme informou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
A vaga no STF surgiu em decorrência da aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski. Zanin tem 47 anos, é natural de Piracicaba (SP). Em 1999, graduou-se em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Especialista em litígios empresariais e criminais, nacionais e transacionais, ele atua em diversas frentes, como por exemplo Direito Eleitoral e Direito Falimentar.
Cristiano Zanin foi advogado de Lula nos processos da operação Lava Jato. Após uma ação liderada por ele, a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) reconheceu que a prisão de Lula, em abril de 2018, violou o devido processo legal e, com isso, o impedimento para o petista disputar a eleição presidencial naquela época teria violado seus direitos políticos.