Início DESTAQUE Senado vota indicação de Zanin ao STF no próximo dia 21

Senado vota indicação de Zanin ao STF no próximo dia 21

Cristiano Zanin, advogado de Lula durante entrevista coletiva após o julgamento do pedido de registro de candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência da República nas eleições de outubro, no TSE.
Cristiano Zanin vai responder questionamentos de senadores na CCJ/Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom

O advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), será sabatinado pelos senadores na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) no próximo dia 21. No mesmo dia, a indicação poderá ser votada pelo plenário da Casa, conforme informou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A vaga no STF surgiu em decorrência da aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski. Zanin tem 47 anos, é natural de Piracicaba (SP). Em 1999, graduou-se em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Especialista em litígios empresariais e criminais, nacionais e transacionais, ele atua em diversas frentes, como por exemplo Direito Eleitoral e Direito Falimentar.

Cristiano Zanin foi advogado de Lula nos processos da operação Lava Jato. Após uma ação liderada por ele, a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) reconheceu que a prisão de Lula, em abril de 2018, violou o devido processo legal e, com isso, o impedimento para o petista disputar a eleição presidencial naquela época teria violado seus direitos políticos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile