O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), desembargador Itaney Francisco Campos, assinaram, nesta segunda-feira (19), termo de cooperação técnica entre as duas instituições que representam. O objetivo da parceria é desenvolver ações conjuntas entre a Escola do Legislativo e a Escola Judiciária Eleitoral.
O acordo abrange projetos na área de educação para a cidadania, como por exemplo o “Programa Eleitor do Futuro”, da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-GO; e “Escola no Legislativo” e “Parlamento Jovem Juvenil”, da Escola do Legislativo da Alego.
Segundo Bruno Peixoto, a parceria contribuirá para a formação política, democrática e cidadã dos jovens, além de viabilizar o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências entre os Poderes. “Em nome dos deputados e deputadas, quero agradecer ao presidente Itaney por essa importante parceria. Fico muito feliz em poder contribuir para que toda a sociedade entenda a importância do parlamento e o valor de cada voto,” afirmou o deputado.
O presidente do TRE-GO endossou as palavras de Peixoto e ressaltou que a iniciativa refletirá em resultados positivos no que tange à formação do cidadão, na valorização da cidadania e no aperfeiçoamento da relação institucional entre os Poderes. “Muito nobre poder contar com a colaboração da Alego através desse termo de cooperação técnica. Sem dúvidas, essa parceria fortalece as nossas ações e trará ainda mais êxitos para os nossos projetos”, disse.
A parceria firmada entre o TRE e a Alego visa, principalmente, estabelecer a cooperação técnico-científica e cultural e o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, visando à formação, ao aperfeiçoamento e à especialização técnica de recursos humanos, bem como ao desenvolvimento institucional, mediante a implementação de ações, programas, projetos e atividades complementares de interesse comum entre os dois órgãos.
Também participaram do ato de assinatura o diretor da EJE/GO, juiz Adenir Teixeira Peres Júnior; deputado estadual Jamil Calif (Progressista); diretor da Escola do Legislativo, Marcos António de Araújo Filho; assessor técnico da presidência da Alego, Danúbio Cardoso Remy; ouvidor do TRE-GO, juiz Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior; diretor-geral Wilson Gamboge Júnior e a secretária de Gestão de Pessoas, Milena Jorge Gonçalves.
Com informações da Agência Assembleia de Notícias