A cidade de Planaltina (DF) realiza de 19 a 28 deste mês a 141ª Festa do Divino Espírito Santo, uma tradição centenária que ocorre na época de Pentecostes, 50 dias depois do domingo de Páscoa, conforme o calendário da Igreja Católica. A programação é composta de festividades rurais e urbanas, com missas, barraquinhas, cavalgada e cortejos da Coroa e da Bandeira do Divino.
A expectativa é que mais de 15 mil pessoas participem da edição deste ano. O evento do ramo do turismo religioso é realizado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), com apoio de diversos órgãos públicos. “Festejos como estes atraem visitantes dos mais diversos lugares do país e aquecem a economia do DF”, diz Cristiano Araújo, secretário de Turismo. Ele lembra que a festa é a segunda maior celebração católica da cidade. A primeira é a Via-sacra do Morro da Capelinha, que ocorre em março. Além disso, a comemoração ao Divino Espírito Santo é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do DF, por meio do Decreto nº 34.370, de 17 de maio de 2013.
O administrador regional de Planaltina, Wesley Fonseca Fraga, afirma que há um empenho especial em fazer da celebração o mais especial possível. “Estamos trabalhando nisso há mais de um mês, com a organização da cidade, com limpezas, pinturas”, diz. “Queremos receber os moradores do DF e Entorno da melhor maneira. É uma festa que fomenta a economia local, no setor de hotelaria e de alimentação”, observa.
O imperador da festa, Rômulo Nogueira, explica que, durante dez dias, todas as sete paróquias e cinco capelas da região se unem para comemorar a data. Mais de 300 pessoas trabalham na organização do evento. “O ponto alto da festa é o dia 27, em que todas as paróquias da cidade se encontram na Praça da Matriz para o Encontro das Bandeiras”, indica.
Além da Setur e da administração regional de Planaltina, outras entidades apoiam a festa: Arquidiocese de Brasília, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e 14º Batalhão de Polícia Militar de Planaltina.
Com informações da Agência Brasília