Tem início nesta quarta-feira (7) o período de inscrições para o primeiro processo seletivo da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF). Os interessados devem acessar o site da instituição e escolher um dos nove cursos de graduação disponíveis. O processo é gratuito e deve ser feito até o próximo dia 21, exclusivamente pela internet.
A seleção dos candidatos ocorrerá com base nas notas de um dos últimos cinco anos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2018 a 2022. O ano a ser considerado ficará a critério da pessoa inscrita. Para participar do processo seletivo, é necessário comprovar a conclusão do ensino médio. Estão sendo ofertadas ao todo 360 vagas, sendo que metade delas são destinadas a estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. O início das aulas será no segundo semestre deste ano, no campus do Lago Norte, construído pelo Governo do Distrito Federal (DF).
“A fim de oferecer acesso gratuito ao ensino superior público de qualidade, a UnDF promoveu a ampliação de vagas em cursos já existentes e em novas graduações”, afirma a reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck. Segundo ela, o edital de ingresso estudantil assegura todas as políticas de cotas, abrindo oportunidades a quem mais precisa.
O resultado dos aprovados será o somatório das notas obtidas dos seguintes campos do Enem: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; e Redação.
Em caso de empate no resultado final, serão adotados os seguintes critérios, nesta ordem: candidato não possuir nível superior completo, não estar matriculado em curso de nível superior em outra instituição de ensino superior pública, ter idade igual ou superior a 60 anos até o último dia de inscrição no processo seletivo, obter a maior nota na prova de Redação e ter a maior idade.
Cronograma
No dia 28, a UnDF vai divulgar a lista de homologados e as notas. O prazo para recursos vai do dia seguinte (29) a 4 de julho. Em 11 de julho, a universidade publicará a classificação final do processo seletivo, enquanto o período de matrícula dos aprovados está previsto para 17 a 21 de julho.
Cursos
Os cursos inicialmente previstos são os de pedagogia, matemática, engenharia de software, sistemas de informação, gestão ambiental, serviço social, produção cultural, gestão pública e gestão da tecnologia da informação. A previsão de duração mínima dos cursos varia entre cinco e oito semestres. Das 40 vagas, 20 são destinadas às cotas estabelecidas para alunos de escolas públicas, negros, indígenas e pessoas com deficiência; as outras 20 são de ampla concorrência.
Fonte: Agência Brasília